quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Na (de)cadência bonita do samba..

"Não deixe o samba morreeeeeeeeeeeer...."

...

Não. Não me refiro à morte do samba. Falo sobre a morte do ser-sambista, aquela figura carismática que, em meio ao caos da favela, consegue fazer nascer do deserto uma flor, derramando seus sentimentos sobre um violão castigado.

O maior problema não é a morte, mas sim o não-nascimento. Em pouco tempo não teremos um espécime vivo. A única sub-espécie que surge a granel por aí são esses pagodeiros, todos cheios de marra e correntes (refiro-me às correntes do pescoço), que tocam melodias simplórias e letras emocionalmente atrativas para suas fêmeas no cio. Um verdadeiro rito de acasalamento, promovido pelo mercado fonográfico e pela preguiça crônica de seus participantes.
Não temos mais aquele sambista que escreve suas letras adornadas pela poesia, que extrapola o mundano para atingir algo maior. Não vemos por aí um novo Noel Rosa, um Ataulfo Alves.
E por saudade deles que posto aqui a trindade de sambas sobre a morte:


Quando eu me chamar saudade
(Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito)

Sei que amanhã
Quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora
Me dê as flores em vida
O carinhoA mão amiga
Para aliviar meus ais
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais
...

Fita Amarela
(Noel Rosa)

Quando eu morrer, não quero choro nem vela
Quero uma fita amarela gravada com o nome dela
Se existe alma, se há outra encarnação
Eu queria que a mulata sapateasse no meu caixão
Não quero flores nem coroa com espinho
Só quero choro de flauta, violão e cavaquinho
Estou contente, consolado por saber
Que as morenas tão formosas a terra um dia vai comer.
Não tenho herdeiros, não possuo um só vintém
Eu vivi devendo a todos mas não paguei a ninguém
Meus inimigos que hoje falam mal de mim
Vão dizer que nunca viram uma pessoa tão boa assim.
...

Na cadência do samba
(Ataulfo Alves)

Eu sei que vou morrer
Não sei o dia
Levarei saudades da Maria
Sei que vou morrer
Não sei a hora
Levarei saudades da Aurora
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba
Mas o meu nome vagabundo nenhum vai jogar na lama
Diz o dito popular
Morre o homem e fica a fama
Eu quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba
Quero morrer numa batucada de bamba
Na cadência bonita do samba

Um comentário:

Anônimo disse...

Opa! Grande Ressel!

 
Add to Technorati Favorites